sexta-feira, 19 de março de 2010

Comunicando e revolucionando

A evolução da comunicação é vista como o maior avanço das relações humanas, e a inclusão do meio digital trouxeram informação e solução a essa nova era da humanidade.

O inicio

O aparecimento da linguagem segundo hipóteses dos paleontólogos deu-se inicio com os Homo sapiens sapiens, viviam primeiramente na mesma área geográfica, provavelmente falavam a mesma língua ou línguas próximas criando uma mútua comunicação. A partir da separação geográfica, a humanidade acompanha não só uma mudança territorial, mas sim cultural.

Um novo olhar

O gênero humano passou por descobertas que veio acompanhada de revoluções no âmbito social, econômico e comunicacional. Com a Revolução Industrial, o processo de mecanização possibilitou um rápido crescimento tecnológico. A expansão demográfica logo se tornou um problema, e as necessidades de estar nos grandes centros urbanos permanece evidente. As pessoas viraram fantoches da globalização, porém com a evolução nos veículos de comunicação, é possível ter uma proximidade afetiva e econômica, como por exemplo, na criação dos blocos econômicos (União Européia).

Barreiras de comunicação

Em um determinado período histórico, certas ditaduras reinaram, e com o tempo perderam forças e renderam-se ao modelo econômico atual. Em alguns países como na China a conexão a internet bate de frente com os aspectos burocráticos da nação, um passo equivocado, pois quanto maior afinidade a interconexão, mais acessíveis serão as trocas de parcerias econômicas.

O crescimento do ciberespaço

O ciberespaço é recheado de uma comunicação dinâmica e interativa, contendo informática, telefone, imprensa, música, televisão, radio entre outros. O crescimento diz respeito ao numero de computadores e servidores ligados a uma informação, podendo haver cada vez menos excluídos. Porém vale frisar que com o desenvolvimento tecnológico, muitos não possuem condições de estar embutidos nesse ciberespaço, um tipo de adaptação que leva tempo e investimento.

Mídia

A Nottingham Trent University, da Inglaterra oferecerá uma graduação para a psicologia da vida online, o primeiro curso de ciberespaçologia. A nova graduação estudará o comportamento humano em mundos virtuais.


Fonte: "A revolução contemporânea em matéria de comunicação", por Pierre Lévy.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A web e suas evoluções




Web 1.0 (1991-2003)


Refere-se a Word Wide Web, é um estilo de design usado antes do estouro da Web 2.0. Definida como:

Sites estáticos:

Elas possuem informações que podem ser úteis, porem não existe razão para que o visitante retorne mais tarde.



Não são interativos

O visitante é permitido modificar ou contribuir com o site.


Aplicativos fechados.

As empresas desenvolvem aplicativos de softwares para os usuários baixarem, no entanto ele não consegue ver como o aplicativo funciona.



Web 2.0 (A partir de 2004)

Não se refere a um avanço da tecnologia da Web, mas sim um conjunto de técnicas para design e execução de paginas de Web. Tornando sim impossível separar da definição da Web 1.0.



O impacto

Com a Web 2.0 o conteúdo dos websites proporcionou ao usuário a possibilidade de participar, fornecendo e organizando informações. Dessa forma ela marcou o amadurecimento da internet, como no caso do jornalismo que permitiu o aumento de assuntos em portais de noticias.



Sites relacionados à Web 2.0

Terra

UOL

iG